Image titleFoto: Grupo Oleoplan

No último dia 31, 263,5 megawatts (MW) de potência foram negociados no leilão de energia elétrica para suprimento de Roraima, único Estado ainda não interligado com o restante do país.

Desse total, 225,4 MW terão como fonte o gás natural e recursos renováveis disponíveis na região. Entre os renováveis, o projeto vencedor do Grupo Oleoplan prevê a geração de até 10,976 MW de energia por meio de usina termoelétrica movida a biocombustível.  

O biocombustível previsto no projeto virá do óleo de dendê (óleo de palma) produzido em indústria própria ao passo que o dendê, por sua vez, virá tanto das fazendas da Palmaplan quanto das cerca de 60 famílias de agricultores familiares da região de Rorainópolis (RR). Esses agricultores recebem suporte técnico e contam com a garantia de aquisição do seu produto pela empresa. Ao todo, estima-se que 350 pessoas serão impactadas diretamente, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de uma região remota do país.

Com mais este projeto, da fotossíntese à tomada elétrica, o Grupo Oleoplan, por intermédio da Enerplan e da Palmaplan, se consolida como agente de transformação e desenvolvimento sustentável, auxiliando na solução do suprimento de energia elétrica de norte a sul do Brasil.

Fonte: Grupo Oleoplan